terça-feira, 19 de dezembro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS - 18: DEUS É ESQUADRINHADOR DO CORAÇÃO



“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos …” (Jeremias 17.10a).

A – O CORAÇÃO HUMANO DIANTE DE DEUS

            Em uma época de grande apostasia em Judá, veio a palavra do Senhor a Jeremias dizendo: “Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações … Eis que ponho as minhas palavras na sua boca” (Jeremias 1.5, 9).

Assim, por quarenta anos, aquele homem escolhido por Deus falou as palavras de Deus. E não eram palavras de lisonja ou bajulação! O Senhor lhe tinha dito: “eis que hoje ponho você por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muralha de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra as suas autoridades, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo” (Jeremias 1.18).

Em certa ocasião, Jeremias se levantou e, em nome do Senhor, disse:

“O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares … Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo? Eu, o Senhor, sondo o coração. Eu provo os pensamentos, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17.1, 9, 10).

            Havia uma palavra dura para todos, pois o coração dos reis, dos príncipes, dos sacerdotes e de todo o povo estava manchado. Mas … o que é o coração?

            Poderíamos defini-lo como sendo aquela parte mais intima e mais central do ser humano; a sede dos pensamentos, dos sentimentos, das decisões, da própria consciência de si mesmo. A respeito do coração, a Bíblia assevera que “dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23), e traz uma infinidade de ensinos a seu respeito. Entretanto, apesar de falar tanto do coração humano, a mensagem divina tem uma só posição quanto a ele: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?” (Jeremias 17.9).

            Desde o Gênesis, “o Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau” (Gênesis 6.5). Desde os primórdios, como consequência da queda de Adão e Eva, aquela parte mais íntima e central do ser humano é vista pelo Deus santo como desesperadamente corrupta – “Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15.19). Fica claro que aquilo que Deus disse ao povo de Judá, estende-se perfeitamente a todo ser humano, isto é, o pecado está escrito com um ponteiro de ferro, e com diamante pontiagudo gravado na tábua do seu coração. O pecado manchou, maculou o mais íntimo de cada pessoa; afetou o interior tanto quanto o exterior.

B – DEUS CONHECE OS SEGREDOS DO CORAÇÃO HUMANO

            Como podemos ter certeza de que Deus conhece os segredos do coração humano?

            Porque o nosso Deus, sendo Onisciente, esquadrinha o coração de cada um. (“Esquadrinhar” significa examinar minuciosamente, observar com cuidado, investigar, pesquisar, perscrutar.) O nosso Deus – Aquele que É – examina minuciosamente aquilo que de mais íntimo trazemos em nosso ser. Examina, pesquisa, observa e vigia! Ah, como precisamos aprender e ter ciência de que o nosso Deus – que é Luz – está pesquisando, examinando e vigiando o nosso íntimo ininterrupta e constantemente! Na verdade, Deus “conhece os segredos dos corações” (Salmo 44.21).

Davi, um homem segundo o coração de Deus (Atos13.22), ao passar o trono de Israel para seu filho Salomão, aconselhou-o: “Quanto a você, meu filho Salomão, conheça o Deus de seu pai e sirva-o de coração íntegro e espírito voluntário, porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se você o buscar, ele se deixará achar por você; mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. Agora tenha cuidado …” (1 Crônicas 28.9, 10). Davi bem sabia que nada há oculto aos olhos do Senhor. Deus é verdadeiramente esquadrinhador do coração!

Como nos envergonharíamos de toda a nossa hipocrisia, se nos lembrássemos de que o Deus Todo-Poderoso a investiga! Ele sabe que, disfarçado sob muitos cumprimentos e sorrisos, pode haver um coração que se revolve em lascívia e desejo maligno. Sabe que muitas vezes, por trás de longas orações, há um coração endurecido pela justiça própria e orgulho (Lucas 18.9-14). Sabe que a uma vida de religiosidade intensa pode esconder um coração exibicionista e uma consciência maculada (Mateus 23.13-36). Ele penetra todos os desígnios do pensamento.

Será que você, que tem estudado a Palavra de Deus, tem aprendido a colocar todos os motivos do seu coração diante dele? Por meio da própria palavra, Deus analisa o coração de cada homem, “porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4.12, 13).

O que leva você a estudar a Bíblia? Um desejo ardente de conhecer o Deus que conhece a sua intimidade, ou um desejo de parecer “santo” a si mesmo e aos que o rodeiam? Não se deixe enganar pelo seu coração! Cuidado! Ouça a exortação da Escritura: “Examinemos bem os nossos caminhos e voltemos para o Senhor. Levantemos o coração, juntamente com as mãos, para Deus nos céus, dizendo: Nós pecamos e fomos rebeldes …” (Lamentações 3.40-42). E lembre-se sempre da preciosa palavra do Senhor: “Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração” (Jeremias 29.13).

C – JESUS CRISTO CONHECE OS SEGREDOS DO CORAÇÃO HUMANO

Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus, cujo “nome é Verbo de Deus” (Apocalipse 19.13), “não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito das pessoas, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2.25). Certa vez, os fariseus “consultaram entre si como surpreenderiam Jesus em alguma palavra” (Mateus 22.15) e enviaram-lhe discípulos que, juntamente com os herodianos, eram como “espiões que se fingiam de justos para ver se o apanhavam em alguma palavra” (Lucas 20.20). Esses homens propuseram a Jesus a questão do tributo a ser pago a Cesar. Mas “Jesus, percebendo a maldade deles, respondeu: – Hipócritas, por que vocês estão me pondo à prova?” (Mateus 22.18).

Quão profundamente o Filho de Deus conhece o coração humano! Jesus jamais se iludiu com a multidão que o procurava. “Quando aquela multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram nos barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus. E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: – Mestre, quando o senhor chegou aqui? Jesus respondeu: – Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos” (João 6.24-26).

Quantos têm buscado Jesus com motivos errados! Muitos querem usá-lo como escudo para defenderem suas ideias (sejam partidarismos políticos, econômicos, religiosos, filosóficos, educacionais, sociais e outros). É muito triste observar quanta gente se utiliza do nome bendito do Senhor Jesus Cristo para apoiar seus falsos e equivocados interesses.

Outros o buscam como uma espécie de talismã, capaz de lhes proporcionar saúde, cura, bom emprego, bom casamento, prosperidade, boa fama, posição de destaque num determinado grupo religioso etc.. Como já foi mencionado: “O próprio Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos. E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito das pessoas, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2.24, 25).

Jesus nem mesmo se iludiu com os seus amigos mais chegados, os discípulos, pois lemos que:

“Jesus disse aos discípulos: – Serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas’. Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vocês para a Galileia.

“Então Pedro disse a Jesus: – Ainda que o senhor venha a ser um tropeço para todos, não o será para mim! Mas Jesus lhe disse: – Em verdade lhe digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes. Mas Pedro insistia com mais veemência: – Ainda que me seja necessário morrer com o senhor, de modo nenhum o negarei. E todos os outros diziam a mesma coisa.

“Então foram a um lugar chamado Getsêmani. Ali, Jesus disse aos seus discípulos: – Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar … E logo, enquanto Jesus ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e, com ele, uma multidão com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos … Então eles agarraram Jesus e o prenderam … Então todos o deixaram e fugiram” (Marcos 14.27-32, 43, 46, 50).

“Então, prendendo Jesus, levaram-no e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. Quando acenderam um fogo no meio do pátio e se assentaram juntos, Pedro tomou lugar entre eles.

“Uma empregada, vendo-o sentado perto do fogo, fixou os olhos nele e disse: – Este também estava com ele. Mas Pedro negou, dizendo: Mulher, não o conheço. Pouco depois, outro homem, ao ver Pedro, disse: – Você também é um deles. Mas Pedro disse: – Homem, eu não sou um deles. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmou, dizendo: – Com certeza este também estava com ele, porque também é galileu. Mas Pedro insistiu: – Homem, não sei do que você está falando.

“E logo, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou. Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: ‘Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes’. E Pedro, saindo dali, chorou amargamente” (Lucas 22.54-62).

D – CONVERTA-SE AO SENHOR DE TODO CORAÇÃO

Existem pessoas que verdadeiramente têm buscado Jesus. Contudo, esta verdade da Escritura continua valendo para tais pessoas: “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?” (Jeremias 17.9). Quantas vezes até estas pessoas, que buscaram Jesus, o têm negado, abandonado, seguido de longe entre os escarnecedores e, mesmo, duvidado da Sua bondade!

Considere novamente este versículo: “Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro” (Lucas 22.61). Aquele que é o Esquadrinhador dos corações está fixando, neste instante, o seu olhar sobre você. “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3). Não fuja deste olhar; deixe que penetre totalmente o seu coração enganoso.

Aproprie-se desta preciosa promessa de Deus, prestando atenção ao solene aviso que a acompanha: “Eu lhes darei um só coração, e porei um espírito novo dentro deles; tirarei deles o coração de pedra e lhes darei coração de carne, para que andem nos meus estatutos e guardem os meus juízos, e os executem. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração segue os seus ídolos detestáveis e as suas abominações, eu lhes darei o que merecem por seus atos, diz o Senhor Deus” (Ezequiel 11.19-21).

Após a conversão de Paulo, Jesus disse que o enviaria a pregar o evangelho aos gentios, “para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”. E Paulo disse que não foi desobediente pois, por onde andou, sempre pregava para que as pessoas “se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento” (Atos 26.18-20).

Meus queridos leitores:

“Busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto. Que o ímpio abandone o seu mau caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55.6, 7).

“‘A palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração’, isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crês para a justiça e com a boca se confessa para a salvação” (Romanos 10.8-10).

            “Examinem-se para ver se realmente estão na fé; provem a si mesmos. Ou não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês? A não ser que já tenham sido reprovados” (2 Coríntios 13.5).

Por fim, irmãos, façamos sempre esta oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23, 24).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

DEUS SONDA O CORAÇÃO

Sondas são lançadas lá no mais profundo mar;
Outras, as galáxias, estão sempre a explorar;
Bem mais fundo que o abismo é o meu coração,
Pra sondá-lo e conhecê-lo, em cada dimensão,

Só o Deus eterno, sábio e Onisciente,
É capaz, pois Ele também é Onipotente.
Com cuidado detalhou a minha formação;
Nada em minha vida foge da Sua visão.

Se existe algo em mim que seja ofensivo,
Mau, doloso, vil, ó Deus, e seja um pecado,
Tira-me deste caminho escuro e destrutivo,

E pra o caminho eterno dá-me direção.
Sendo eu, então, por tua Graça transformado,
Minha vida a Ti entrego, em consagração!

Gilberto Celeti

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139.23, 24).

“Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda o meu coração e os meus pensamentos” (Salmos 26.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário