quinta-feira, 9 de novembro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS: 12 – DEUS É GRANDE E INSONDÁVEL

 

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).

Sempre, em todas as épocas, o homem desejou ampliar seus conhecimentos e se dedicou à investigação nas mais diversas áreas. Sondas são lançadas a grandes alturas acima da superfície da terra, para que observem as condições físicas e meteorológicas do planeta; outras alcançam longínquos corpos celestes com a finalidade de sondarem a possibilidade da existência de condições de vida em tais corpos; outras ainda são lançadas a perscrutar as profundezas dos mares; por fim, minúsculas sondas são introduzidas no corpo humano para que se verifique as condições de saúde de uma pessoa.

Em todos os domínios do conhecimento humano, o homem se tem lançado incansavelmente à luta, procurando melhor compreender a si mesmo e ao mundo que o rodeia.

“Agora não haverá restrição para tudo o que planejam fazer” (Gênesis 11.6), disse o Deus Triúno a respeito dos homens, há cerca de cinco mil anos, logo após o dilúvio. Nos últimos cem anos, por exemplo, é mais do que surpreendente o avanço tecnológico, com a exploração do espaço sideral, o advento da internet, o sistema 5G, a inteligência artificial, a robótica, a utilização de microchips no cérebro, deixando evidentes a capacidade e o domínio do ser humano, confirmando as palavras do Senhor, de que não haveria restrição para tudo o que os homens planejassem fazer.

Deus também deu um aviso ao seu profeta: “Daniel, encerre as palavras e sele o livro, até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o saber se multiplicará” (Daniel 12.4).

A – A SABEDORIA HUMANA NÃO COMPREENDE A GRANDEZA DO DEUS INSONDÁVEL

Não obstante todos os esforços empreendidos, existe uma realidade que o conhecimento humano não pode alcançar com sua sonda buliçosa: o Deus Triúno, o Deus da Bíblia! O Deus grandioso, insondável e incompreensível!

A Bíblia declara esta verdade: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável (Salmo 145.3). “Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular” (Jó 36.26).

Deus é grande em sabedoria e poder: “Será que você pode desvendar os mistérios de Deus ou descobrir a perfeição do Todo-Poderoso? A sabedoria de Deus é mais elevada do que os céus; o que você poderá fazer? Ela é mais profunda do que o abismo; o que você poderá saber? A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar” (Jó 11.7-9). “Quanto ao Todo-Poderoso, não o podemos compreender. Ele é grande em poder” (Jó 37.23).

Quem de nós poderia sondar toda a grandiosidade de Deus? Que somos nós? Diante de um trovão, nos assustamos; a simples picada de um inseto pode nos levar ao hospital; basta que nos falte o ar por breve fração de tempo e nossa existência chega ao fim!

Quem poderia sondar o Deus que criou as galáxias? Elas são sistemas estelares considerados como elemento básico da massa do universo e cada galáxia contém entre 1 bilhão a 1 trilhão de estrelas. Ora, estima-se que o Universo contenha, no mínimo, 10 bilhões de galáxias!

Quem poderia sondar o Deus que criou o ser humano? Quantas coisas existem no próprio corpo humano que não compreendemos! Quem poderia sondar o mistério da vida? Se não temos capacidade para compreender-nos a nós mesmos, como poderíamos sondar Aquele que é insondável?

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu alguma coisa a Deus para que isso lhe seja restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!” (Romanos 11.33-36).

O fato de Deus ser insondável abala e humilha a sabedoria humana, tão impregnada de orgulho. Além do mais, a sabedoria humana, que se acha tão “excelente”, é considerada loucura diante de Deus: “Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Pois está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E também: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e sabe que são pensamentos vãos” (1 Coríntios 3.18-20).

B – POR QUE O HOMEM NÃO PODE SONDAR OU INVESTIGAR DEUS?

A resposta é: porque só quem conhece as profundezas de Deus é Ele mesmo, “porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas do ser humano, a não ser o próprio espírito humano, que nele está? Assim, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus (1 Coríntios 2.10, 11).

O homem natural, além de não poder conhecer as coisas de Deus, também as rejeita por considerá-las loucura. O homem natural está morto espiritualmente por causa do pecado. Deus havia declarado a Adão e Eva que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, morreriam. Eles desobedeceram e, embora não tivessem morrido fisicamente, ficaram mortos espiritualmente. Então, desde a Queda do homem, Deus prometeu que enviaria um Redentor, para que o homem voltasse a ser reconciliado com Deus. Ora, todo o Antigo Testamento fala sobre este Redentor. É uma história maravilhosa que se desenvolve debaixo da soberania e da sabedoria de Deus.

O Novo Testamento fala da vinda do Salvador, Jesus Cristo, e como Ele foi capaz de resolver o problema do pecado, com Sua morte na cruz. O apóstolo Paulo escreveu: “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus. Pois está escrito: ‘Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.’ Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste mundo? Não é fato que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana” (1 Coríntios 1.18-25).

A boa notícia – o evangelho – é que em Cristo o homem pode ser libertado do pecado, tornar-se uma nova criatura e estar apto a crescer no conhecimento do Eterno Deus. No entanto, a ação diabólica é intensa para que isso não ocorra, como está escrito: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ele está encoberto, nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4.3, 4).

C – PELO ESPÍRITO SANTO, A NOVA CRIATURA PODE CONHECER MAIS DE DEUS

“Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2.14). Aquilo que representa uma impossibilidade para o ser humano – conhecer o Deus insondável – torna-se possível quando este recebe o Espirito Santo de Deus, o qual lhe revela todas as coisas e o faz conhecer o que por Deus lhe foi dado gratuitamente.

Jesus Cristo avisou que, após Sua partida deste mundo, Ele enviaria o Espírito Santo, e explicou: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” (João 16.7-11).

O que acontece é que “Deus, que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo” resplandece no coração do pecador, “para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6).

Uma pessoa nasce de novo pela fé em Jesus, tornando-se uma nova criatura. Leia com atenção o que a Palavra de Deus afirma, a respeito dos que, convencidos pelo Espírito Santo, se arrependem de seus pecados, e recebem a Cristo como seu Salvador: “Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2.1-6).

A “pessoa natural”, pecadora, depois de ser salva pela graça, recebe vida tornando-se uma “pessoa espiritual” (conf. 1 Coríntios 2.14, 15), isto é, habitada pelo Espírito de Deus e que não anda mais conforme a pessoa natural. Nesta nova condição, ela pode então afirmar que agora tem a “mente de Cristo”, como está escrito: “Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.16). É muito importante estudar cuidadosamente todo o texto de 1 Coríntios 2.

D – COMO PODE OCORRER UM MILAGRE TÃO EXTRAORDINÁRIO?

            Em João 7:37-39 lemos: “No último dia, o grande dia da festa [era a festa dos Tabernáculos], Jesus se levantou e disse em voz alta: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isso ele disse a respeito do Espírito que os que nele cressem haviam de receber; pois o Espírito até aquele momento não tinha sido dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado.”

            Todo o que crê em Jesus Cristo “como diz a Escritura” tem recebido o Espírito de Deus. Esta é a mensagem das boas-novas: “Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Coríntios 15.3, 4). Também está escrito: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8.9).

            Não se trata de qualquer tipo de experiência emocional, baseada em visões ou acontecimentos espetaculares. Quem crê no bendito Filho de Deus tem o Espírito Santo; esta é uma experiência de fé viva e autêntica, que exclui todo e qualquer emocionalismo. É unicamente fundamentada na Escritura Sagrada.

            “Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus. Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, ‘aquele que se gloria, glorie-se no Senhor’” (1 Coríntios 1.24-31).

            Não é por sabedoria humana! Agora, os que nasceram de novo pela fé em Cristo, pela presença do Espírito Santo em seus corações, têm toda a “riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2:2,3).

Finalmente, recebem esta recomendação: “Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2.8, 9).

E – CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO

O livro do profeta Daniel contém a revelação extraordinária dos reinos que se sucederiam e de realidades que se cumpririam, até o final dos séculos. No último capítulo, falando dos tempos finais, ele escreveu: “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do povo de Deus, e haverá tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações até aquele tempo. Mas, naquele tempo, o povo de Deus será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente. Quanto a você, Daniel, encerre as palavras e sele o livro, até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o saber se multiplicará” (Daniel 12:1-3).

O apóstolo Pedro ao encerrar a sua segunda carta, falando de um tempo em que as pessoas mais e mais se afastam de Deus e da verdade, inclusive zombando e distorcendo a Palavra de Deus, ressaltou a longanimidade de Deus e nos desafiou a apegarmo-nos às Escrituras, deixando esta alerta final: “Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram. Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3.17, 18).

De que lado ficaremos?

  • Do lado daqueles que desejam multiplicar “saberes” opostos ao Deus grande e insondável? O destino de tais indivíduos será ressuscitar para vergonha e horror eterno.
  • Ou do lado dos que pela graça se aproximam arrependidos, confiando no Senhor e Salvador Jesus Cristo? Estes se dedicam a crescer na graça e no conhecimento do Senhor, buscando ser sábios e conduzir muitos à justiça, e assim brilharem como estrelas sempre e eternamente, pois estão destinados a ressuscitar para a vida eterna.
    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
    Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –   

É TEMPO DE CRESCER NO CONHECIMENTO DE DEUS

Vejo muitos homens sábios e entendidos
Do insondável e grande Deus bem afastados.
Para eles, Deus é um desconhecido,
Que sequer merece ser considerado.

Mas há outros bem humildes, pequeninos,
Que alegremente a Deus têm encontrado,
E que crescem bem firmados nos ensinos
De Jesus, a quem o Pai tem revelado.

Estes buscam a Palavra até sem pressa,
Desejando que a fé cresça e amadureça;
Seguem sempre confiando nas promessas,
Pois sem elas é impossível que se vença!

Aproximam-se do tão sublime trono,
Conscientes de sua insignificância,
Mas confiam no Deus santo e soberano,
Seja boa ou seja má a circunstância.

No amor de Deus procuram crescimento,
Imitar a Cristo a tudo influencia;
Em suas falas, atitudes, pensamentos
Sua nova vida bem se evidencia.

O crescer na graça e no conhecimento
Do Senhor Eterno e Salvador Jesus,
Para eles é o mais nobre empreendimento,
É ter glória, vida eterna, andar na luz.

Gilberto Celeti

“Jesus exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11.25-27).

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3.18).

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário