quinta-feira, 7 de setembro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS: 03 – SUA COEXISTÊNCIA (I)

 SUA COEXISTÊNCIA (I) – UM SÓ DEUS – TRÊS PESSOAS

Não somente a verdade da existência de Deus é claramente manifestada pela criação, pela providência, pela Escritura Sagrada e pelo Verbo, como já vimos no estudo anterior, mas também o não examinar com atenção (investigar) a Pessoa de Deus traz consequências terríveis para a vida, tanto no presente como no futuro eterno.

Temos aprendido que as Escrituras simplesmente apresentam a verdade da existência de Deus sem discuti-la, e asseveram-nos que Ele se manifestou a todos os homens: Deus é. Também sem discussão apresentam o “modo de existência” de Deus como uma realidade viva e ligada às Suas diversas obras.

A – Qual o “modo de existência” de Deus?

O ensino bíblico a este respeito é claro e ressalta duas verdades básicas fundamentais:

a) Deus é Um só e não há outro– “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória para todo o sempre. Amém!” (1 Timóteo 1.17).

Somente no capítulo 45 do profeta Isaías, a verdade de que não há outro além do nosso Deus é repetida sete vezes: “Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus” (Isaías 45.5); “Para que se saiba, desde o nascente do sol até o poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro” (Isaías 45.6); “… e não há outro que seja Deus” (Isaías 45.14); “Eu sou o Senhor, e não há outro” (Isaías 45.18); “Pois não há outro Deus, além de mim, Deus justo e Salvador não há além de mim” (Isaías 45.21); “Voltem-se para mim e sejam salvos, vocês, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45.22).

E há condenação explícita na Escritura para todo aquele que não crê ou que busca ter outros deuses além do Único Senhor: “Não tenha outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3); “Quanto, porém, … aos incrédulos …, aos idólatras … a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21.8).

b) Deus é Triúno – ou seja, o Deus único coexiste em três pessoas distintas, mas que são um só e o mesmo Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. “Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um” (1 João 5.7 – ARA).

B – O Pai, o Filho e o Espírito Santo: um só Deus

O genuíno ensino bíblico apresenta um só Deus, que coexiste em três pessoas inseparáveis, indivisíveis e interdependentes, apesar de:

a) o PAI ser claramente chamado Deus – “A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Filipenses 4.20); “Paulo, apóstolo – não da parte de pessoas, nem por meio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai …” (Gálatas 1.1); “… um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.6).

b) o FILHO também ser chamado Deus – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1); “E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5.20); “… e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém!” (Romanos 9.5); “… aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2.13).

c) e, igualmente, o ESPÍRITO SANTO ser chamado Deus – “Então Pedro disse: Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo? Não é verdade que, conservando a propriedade, seria sua? E, depois de vendida, o dinheiro não estaria em seu poder? Por que você decidiu fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para os homens, mas para Deus” (Atos 5.3, 4); “Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito” (2 Coríntios 3.17, 18).

C – A Triunidade e a Escritura

Vejamos alguns textos bíblicos que nos apresentam claramente a grande verdade da triunidade de Deus:

a) “E Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança … Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.26, 27).

b) “… eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono … Serafins estavam por cima dele … E clamavam uns para os outros, dizendo: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória’ … ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:1-3,8). É muito importante comparar o que está escrito em João 12.41 e em Atos 28.25.

c) “Aproximem-se de mim e escutem isto: desde o princípio, não falei em segredo; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o Senhor Deus enviou a mim e o seu Espírito” (Isaías 48.16). Verificamos que é o Filho quem fala ao compararmos o verso 12: “Eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último” (Isaías 48.12), com Apocalipse 1.17, 18: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno.”

d) “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do Senhor” (Isaías 61.1, 2). Aqui também vemos claramente que se trata de Jesus, quando comparamos com Lucas 4.16-21.

e) “Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (Mateus 3.16, 17).

f) “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.18, 19).

g) “Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1.4, 5).

D – Desde quando Deus coexiste deste modo?

De eternidade a eternidade! Pois as Escrituras evidenciam:

a) o PAI como eterno Deus – “Antes que os montes nascessem e tu formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90.2).

b) o FILHO como eterno Deus – “E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 5.2).

c) o ESPÍRITO SANTO como eterno Deus – “… muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9.14).

A Bíblia está permeada desta verdade quanto ao modo de existência de Deus em todo o seu escopo. E, ainda que esta verdade possa parecer por demais profunda para a compreensão humana, todo cristão ensinado pelo Espírito Santo aceita-a na tranquilidade da fé. Se alguém negar a triunidade de Deus, negar a divindade do Filho, ou negar a divindade do Espírito Santo comete idolatria, visto que estaria venerando um deus diferente do Deus único e verdadeiro, conforme revelado na Escritura, o que implica em condenação ao fogo eterno, de acordo com o texto de Apocalipse 21.8, já mencionado.

Bem podemos dizer: “Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador” (Isaías 45.15-ARA).

No próximo estudo veremos um pouco mais sobre as relações e funções das Pessoas da Trindade.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

DESCOBERTA MARAVILHOSA

Maravilhosa e estonteante descoberta,
Quando a mente finalmente é aberta
Pra compreender, no Universo, a autoridade
Do Pai, do Filho, do Espírito – a Trindade!

Na Escritura Sua vontade é revelada,
Pra nos guiar corretamente na jornada.
Seus mandamentos e os seus ensinamentos,
Obedecidos, cridos, moldam os pensamentos.

O que acontece, então, na vida é um milagre,
Que faz que uma pessoa se consagre,
Confiante sempre no amor de Deus em Cristo;

Buscando em cada situação, apenas isto:
Com a Palavra sempre ter conformidade,
Amar, guardar, viver, lutar pela verdade!

Gilberto Celeti

Nenhum comentário:

Postar um comentário