terça-feira, 9 de janeiro de 2024

ESTUDOS SOBRE DEUS - 21: DEUS É VERDADE

 


A – O DEUS TRIÚNO É O DEUS DA VERDADE

            Tu me remiste, Senhor, Deus da verdade” (Salmo 31.5).

  1. O Pai é a verdade – “Enquanto ensinava no templo, Jesus disse em voz alta: — Vocês não somente me conhecem, mas também sabem de onde eu sou. Eu não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vocês não conhecem” (João 7.28).
  2. O Filho é a verdade – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
  3. O Espírito Santo é a verdade – E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” (1 João 5.6).

B – A PALAVRA DE DEUS É A PALAVRA DA VERDADE PARA SEMPRE

            A Escritura não somente é desprovida de qualquer falsidade ou engano, como também é permanentemente válida: a verdade nunca pode mudar, é a expressão da realidade.

  • “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119.160).
  • Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu” (Salmo 119.89).
  • “Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade. Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre” (Salmo 119.151, 152).
  • A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade” (Salmo 119.142).

C – JESUS CRISTO É A PLENA REVELAÇÃO DO DEUS DA VERDADE E DA PALAVRA DA VERDADE

            Lemos que a verdade veio por meio de Jesus Cristo (João 1.17). Ele mesmo afirmou categoricamente: “Eu sou a verdade” (João 14.6). Nunca se achou dolo algum em sua boca (1 Pedro 2.22), e incontáveis vezes o que Jesus falava era precedido da expressão: “Em verdade vos digo”.
            Os próprios inimigos de Jesus (especialmente os do mundo religioso de seu tempo), ao contrário do que desejariam, serviram para nos mostrar o caráter verdadeiro, puro e real do Senhor Jesus Cristo:
“E enviaram a J
esus alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Chegando, disseram-lhe: — Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e não se importa com a opinião dos outros, porque não olha a aparência das pessoas, mas, segundo a verdade, ensina o caminho de Deus; é lícito pagar imposto a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?
“Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu: — Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja.
“Eles trouxeram. E Jesus lhes perguntou: — De quem é esta figura e esta inscrição?
“Eles responderam: — De César.
“Então Jesus disse: — Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
“E muito se admiraram dele” (Marcos 12.13-17).

            Os inimigos procuravam matar Jesus porque Ele falava a verdade de Deus. Então, certa vez, Jesus se dirigiu aos Seus contemporâneos dizendo:
“Por que vocês não compreendem a minha linguagem? É porque vocês são incapazes de ouvir a minha palavra. Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim. Quem de vocês me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não creem em mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, vocês não me ouvem, porque não são de Deus” (João 8:43-47).
            Todos os que não dão ouvidos à verdade, isto é, a Jesus Cristo e à Sua Palavra, são do diabo.

D – A REJEIÇÃO DA VERDADE PELO HOMEM É UMA TRISTE REALIDADE

            Jesus disse diante de Pilatos:
            “ … — Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
“Pilatos perguntou: — O que é a verdade?
Depois de dizer isso, Pilatos voltou aos judeus …” (João 18.37, 38).
            Ah! Quantos agem exatamente como Pilatos! Diante da própria Verdade – Jesus Cristo – perguntam “Que é a verdade?”, para em seguida voltarem-lhe as costas, e seguirem o seu caminho segundo a vontade do diabo, o pai da mentira!
            Pilatos voltou-se para os judeus, um povo muito religioso. Muitos voltam-se para as diversas formas de religião, pensando estarem com a verdade. Tais homens apascentam-se de cinzas, os seus corações enganados os iludiram, de maneira que não podem livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confiamos? (conf. Isaías 44.20-ARA).
            Prezado leitor, caia em si, agora mesmo, fazendo a seguinte pergunta ao seu próprio coração: “Não é mentira aquilo em que confio?”

  • A verdade é esta: só existe uma verdade!
  • O Pai, e o Filho, e o Espírito Santo: o Deus Triúno é a verdade!
  • A Palavra de Deus é a eterna verdade!
  • Qualquer outra “verdade” é crassa mentira!
  • Quem é de Deus ouve as palavras de Deus.
  • Aquele que é da verdade ouve a voz de Jesus, e o Espírito da Verdade o guia a toda a verdade.
  • Fora desta única verdade, tudo é mentira e procede do diabo, o pai da mentira.

“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro” (1 João 4.6).
            Prezado estudante da Palavra de Deus, você é da verdade?

E – É NECESSÁRIO CRER EM JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS

            Você crê em Jesus Cristo segundo as Escrituras, isto é, crê na verdade segundo a Palavra da Verdade, e não no Jesus segundo os conceitos e pensamentos humanos?
            Jesus Cristo é Deus Eterno. O Filho Eterno e Unigênito. O Verbo que Se encarnou.

  • O Homem santo, sem mancha de pecado.
  • O que se fez pecado na cruz como substituto daqueles a quem o Pai escolheu antes da fundação do mundo para serem santos e irrepreensíveis diante dele.
  • O que ressuscitou como prova cabal e incontestável de que o Seu trabalho de salvar todos os que nEle creem fora consumado, e o caminho estava aberto para Deus conduzir muitos filhos à glória eterna.
  • O que está assentado à direita de Deus, e ali intercede e advoga a causa dos Seus.
  • O que retornará dos céus, em glória extraordinária, para exercer juízo contra todos os filhos da mentira, e lançá-los juntamente com o diabo e os seus anjos no lago de fogo eterno.
  • O que destruirá os céus e a terra com fogo, e criará novos céus e nova terra onde habita a justiça, e onde todos os que são seus, trazidos dos quatro cantos da terra, viverão para louvá-lO e adorá-lO pelos séculos e séculos que jamais se findarão.

Vamos juntos dar glória e adoração ao Deus da verdade, ao Deus Triúno: Pai, Filho, Espirito Santo!

Você já tem ouvido a voz amável de Jesus, e tem crido e recebido Suas palavras? Ele disse: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10.14). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.27). “Mas de modo nenhum seguirão o estranho; pelo contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10.5).

Jesus também disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas … Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor” (João 10.11, 16).

Talvez você esteja ouvindo pela primeira vez a voz do Bom Pastor Jesus Cristo, Aquele que deu a vida, morrendo na cruz para pagar o preço do pecado, foi sepultado e ressuscitou. Creia, receba, ame e siga esta voz. Acolha a verdade para ser salvo. Entretanto, se você não crer (isto é, acreditar, confiar e acolher), ficará provado que não é das ovelhas de Cristo. Ele mesmo afirmou em relação aos que não creem: “Mas vocês não creem, porque não são das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.26-28).

F – O PERIGO DO AFASTAMENTO DA VERDADE

Atualmente, no seio da cristandade, está se desenvolvendo uma tremenda apostasia, ou seja, um abandono e repúdio da verdade de Deus, exatamente como foi anunciada na Escritura em 2 Tessalonicenses 2.4-12. Trata-se da “operação do erro” que está em franca atividade, levando muitos a crerem na mentira de Satanás, o qual com todo poder, sinais e prodígios da mentira, e com ações de injustiça, engana aqueles que não acolhem o “amor da verdade para serem salvos”. E todos quantos, deleitando-se na impiedade e na injustiça, não dão crédito à verdade, certamente sofrerão eternamente as consequências funestas do seu engano.

“Não é mentira aquilo em que confio?”

Aos que confiam somente na palavra da verdade e no Deus da verdade, claramente revelados em Jesus Cristo – Aquele que disse: “Eu sou a verdade”–, fazemos nossas as palavras do apóstolo Paulo:
“Mas devemos se
mpre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. Foi para isso que também Deus os chamou mediante o nosso evangelho, para que vocês alcancem a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, fiquem firmes e guardem as tradições que lhes foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa” (2 Tessalonicenses 2.13-15).

Igualmente são preciosas estas palavras, também de Paulo: “Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem” (1 Tessalonicenses 2.13).

Para os que são da verdade, as palavras da Escritura, embora tenham sido escritas por homens, são consideradas, não as palavras deste ou daquele mas, sim, como as verdadeiras palavras de Deus!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
 – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

CONFORMIDADE COM A VERDADE

Maravilhosa, estonteante descoberta,
Quando a mente finalmente é aberta,
Pra compreender, no Universo, a autoridade
Do Pai, do Filho, do Espírito – a Trindade!

Nas Escrituras Sua vontade é revelada,
Pra nos guiar corretamente na jornada.
Seus mandamentos e os seus ensinamentos,
Obedecidos, cridos, moldam os pensamentos.

O que acontece, então, na vida é um milagre,
Que faz com que uma pessoa se consagre,
Confiante sempre no amor de Deus em Cristo;

Buscando em cada situação, apenas isto:
Estar com a Bíblia sempre em conformidade,
Amar, guardar, viver, lutar pela verdade!

Gilberto Celeti

Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” (3 João 1.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário