terça-feira, 2 de janeiro de 2024

ESTUDOS SOBRE DEUS - 20: DEUS É SÁBIO

 


Três versículos para introduzir este estudo:

  • 1 Samuel 2.3 – “Porque o Senhor é o Deus da sabedoria.”
  • Jó 11.5, 6 – “Mas quem dera que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra você, e lhe revelasse os segredos da sabedoria, pois a verdadeira sabedoria é multiforme.”
  • Romanos 16.27 – “A este Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Amém!”

Temos estabelecido anteriormente o fato tão extraordinário do conhecimento supremo de Deus (Sua onisciência) e também a verdade de que Ele é insondável. Vimos ainda como Ele tem determinado ao homem que “o temor do Senhor é a sabedoria, e afastar-se do mal é o entendimento” (Jó 28.28), bem como tem concedido do seu Espírito àqueles que creem em Jesus Cristo segundo as Escrituras, para que estes possam conhecer as profundezas da sabedoria de Deus.

“No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada. Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: ‘Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam’” (1 Coríntios 2.6-9).

A – A SABEDORIA DE DEUS É MULTIFORME

Deus é sábio! A verdadeira sabedoria é multiforme!

A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tiago 3.17).

  • Pura – que não tem mistura ou impurezas; genuína; incontestável, verdadeira, correta, irrepressível; exata; fiel.
  • Pacífica – amiga da paz; que é aceita sem disputa ou contestação; que apazigua; que restitui a paz; que concilia; que traz sossego e tranquilidade.
  • Indulgente – que tem disposição para perdoar, clemente, tolerante.
  • Tratável – de trato fácil; afável, amável.
  • Plena de misericórdia – cheia de pena causada pela miséria alheia.
  • Plena de bons frutos – ótimas consequências.
  • Imparcial – justa e reta.
  • Sem fingimento – sem dissimulação, sem querer aparentar o que não é.

B – OS TESOUROS DA SABEDORIA DE DEUS ESTÃO EM CRISTO

Em Jesus Cristo estão todos os tesouros da sabedoria!

“Quero que saibam quão grande tem sido a nossa luta por vocês, pelos que moram em Laodiceia e por muitos outros que não me viram face a face. Faço isto para que o coração deles seja consolado e para que eles, vinculados em amor, tenham toda a riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2.1-3).

“O mistério que esteve escondido durante séculos e gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos. A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. Este Cristo nós anunciamos, advertindo a todos e ensinando a cada um em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos cada pessoa perfeita em Cristo” (Colossenses 1.26-28).

O Senhor Jesus – Ele mesmo! – é a sabedoria! “Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção” (1 Coríntios 1.30).

Jesus Cristo é a sabedoria lá do alto, pois Ele era puro, pacífico, indulgente, tratável, pleno de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Vejamos um incidente da vida do Senhor Jesus, em que ficam patentes estas características:

“Jesus, no entanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo se reuniu em volta dele; e Jesus, assentado, os ensinava.

“Então os escribas e fariseus trouxeram à presença dele uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar em pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés nos ordenou que tais mulheres sejam apedrejadas. E o senhor, o que tem a dizer?

“Eles diziam isso tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como eles insistiam na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela. E, inclinando-se novamente, continuou a escrever no chão. Mas eles, ouvindo essa resposta, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher em pé diante dele. Levantando-se, Jesus perguntou a ela: Mulher, onde estão eles? Ninguém condenou você? Ela respondeu: Ninguém, Senhor! Então Jesus disse: Também eu não a condeno; vá e não peque mais” (João 8.1-11).

C – JESUS CRUCIFICADO: SABEDORIA DE DEUS

A mensagem central do Evangelho – as boas novas da salvação de Deus – é que Jesus Cristo “morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15.3, 4).

Esta mensagem tão singela e poderosa demonstra a sabedoria de Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes da cidade de Corinto, afirmou: “Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vocês. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus” (1 Coríntios 2.1-5).

O mesmo apóstolo também deixou registradas estas palavras: “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus. Pois está escrito: ‘Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes’. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste mundo? Não é fato que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. Mas, para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana” (1 Coríntios 1.18-25).

Jesus Cristo morreu, ressuscitou, subiu ao céu, assentou-se à direta de Deus e todos quantos O tem recebido, pelo testemunho da Escritura, morreram juntamente com Ele, ressuscitaram com Ele e nEle estão assentados nos lugares celestiais:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Efésios 2.4-7).

            É maravilhoso o plano de salvação de Deus. Todos quantos já temos colocado a nossa confiança em Jesus Cristo e O recebido como nosso Senhor e Salvador podemos dizer que agora somos de Deus, “em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção” (1 Coríntios 1.30).

D – A IGREJA EXISTE PARA MANIFESTAR A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

Se relacionarmos as diversas vezes em que o Espírito Santo registra na Escritura expressões tais como: “em Cristo”, “estar em Cristo”, “nEle”, não nos surpreenderemos com a descoberta de que o Senhor Jesus ostenta em Si mesmo todos os atributos de Deus, sendo Ele mesmo, a sabedoria de Deus.

            Nós, os salvos, estamos em Cristo Jesus, a quem o Pai o colocou “acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1.21-23).

            Somos o corpo de Cristo – a igreja!
Há somente um corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.4-6).

            Na verdade, nos séculos vindouros Deus irá mostrar a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; mas, no tempo presente, por meio da igreja, a multiforme sabedoria de Deus pode se tornar “conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais, segundo o eterno propósito que Deus estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Efésios 3.10, 11).

“Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória” (Colossenses 3.1-4).

Atendamos, como crentes em Cristo, à recomendação da Palavra de Deus: “Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios” (Efésios 5.15). Então, identificados completamente com Cristo Jesus – a sabedoria lá do alto –, sejamos usados para tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus, pois somos a igreja, o corpo do qual Cristo é a cabeça. Sigamos “a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

MELHOR QUE PRATA, DIAMANTE E OURO

Na vida há gente
Que, tão somente,
Busca tesouros
Sofregamente
E se afadiga
Num só processo:
Alcançar fama
E ter sucesso!

Como livrar-se
Desta utopia,
E achar verdade
E sabedoria?
Esta vereda
Ignorada
Precisa urgente
Ser encontrada.

Este é um caminho
Sublime e puro,
Caminho santo
E bem seguro:
Ser da maldade
Sempre apartado
E a Deus temendo
Ser sempre achado.

Ó Deus Triúno,
Criador do mundo,
Que ama ao homem
Com amor profundo:
Renova a chance
Ao que está perdido,
Para que possa,
Arrependido,

Confiar em Cristo,
Sim, convencido
E por Seu sangue
Ficar remido;
Achando em Cristo,
Real tesouro
Melhor que prata,
Diamante e ouro;

Consciente de que
Melhor que a vida
É tua graça,
Não merecida;
E o fascinante
Da humana história
É conhecer-Te,
Ó Deus da Glória!

Este caminho
Consiste nisto:
Ter um encontro
Com Jesus Cristo!
Em Cristo há paz,
Amor, alegria
E verdadeira
Sabedoria.

Gilberto Celeti

Nenhum comentário:

Postar um comentário