terça-feira, 5 de março de 2024

ESTUDOS SOBRE DEUS: 27 – DEUS É SOBERANO (1ª PARTE)

 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).


Deus é soberano. É rei. Ele reina!

“Reina o Senhor. Ele se revestiu de majestade; o Senhor se revestiu de poder e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. O teu trono está firme desde a antiguidade; tu és desde a eternidade.
“Levantam os rios, ó Senhor, levantam os rios o seu bramido; levantam os rios o seu fragor. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que as poderosas ondas do mar.
“Os teus testemunhos são fidelíssimos; à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.” (Salmos 93.)

A – REINA O SENHOR

            “O Senhor é rei eterno” (Salmos 10.16).

            Pode parecer bastante simples considerar a própria existência de Deus e aceitar a verdade bíblica de que Ele criou todo o universo. Para muita gente, é natural crer que há um Criador, Alguém que chamou os mundos à existência. Há, contudo, uma outra verdade proclamada pela Escritura, que geralmente não é anunciada: a verdade de que Deus é Soberano!

            É maravilhosa a ideia de que Alguém criou o universo. Mas tem-se tornado incomum a ideia, igualmente verdadeira, de que esse Alguém reina soberano sobre todas as Suas obras.

            Não são poucos os que pregam, consciente ou inconscientemente, um deus limitado, distante, quase fracassado em seus planos. Nós, que nesta série de estudos temos contemplado o Deus da Bíblia por meio de tantas das Suas perfeições, não podemos concordar com uma pregação assim. Temos aprendido que o Deus Triúno, o Criador de todas as coisas, é Deus Eterno e Todo-poderoso. E Ele é Rei!

“Nos céus, o Senhor estabeleceu o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo” (Salmos 103.19). “Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra” (Salmos 99.1).

            Mas o que significa afirmar que Deus é Soberano?

B – DEUS REINA SOBRE TODA A CRIAÇÃO

            Afirmar que Deus é soberano significa reconhecer que Deus reina sobre toda a criação. “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos” (1 Crônicas 29.11).

            Aqueles que se constituem reis sobre outras pessoas, geralmente possuem numerosas propriedades e, às vezes, podem até determinar se um de seus súditos deve ou não continuar a viver. Porém, nunca assumem o controle absoluto do seu reino. Há os homens fortes da corte e os parentes, que têm participação nas tomadas de decisões. Além disso, um rei não pode determinar se haverá chuva ou sol, fartura ou escassez, saúde ou epidemia, em cada parte de seu domínio.

            Diferentemente, quando afirmamos a soberania de Deus, estamos declarando que todo o universo lhe pertence:

  • desde os animais“Porque meu é todo animal da selva e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo” (Salmos 50.10, 11);
  • até as almas dos homens“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.4).

            Não há nada, não há um só ser que não esteja sob o domínio do Rei Eterno.

Ele sabe as ordenanças dos céus e estabelece a sua influência sobre a terra. “Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes dispor do domínio deles sobre a terra?” (Jó 38.33). Deus é o Senhor “que dá o sol para luz do dia e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; Senhor dos Exércitos é o seu nome” (Jeremias 31.35).

C – DEUS UTILIZA TODA A CRIAÇÃO PARA LEVAR A CABO OS SEUS PLANOS

            “E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes?” (Daniel 4.35).

Eis alguns exemplos de como Deus agiu segundo a Sua soberana vontade:

  • DAVI – Deus derrotou o gigante Golias por mão do jovem Davi, um pastor despojado de espada ou lança, mas que afirmou convicto: “E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (1 Samuel 17.47).
  • NAAMà– Lemos que “Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso” (2 Reis 5.1).
  • SATANÁS – Deus outorgou a Satanás poder sobre Jó, um servo fiel ao Senhor. “E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor … E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida” (Jó 1.12 e 2.6).

Utilizando-se do jovem Davi, o soberano Deus reduziu a nada toda a altivez dos filisteus e do gigante Golias. “E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão” (1 Samuel 17.49, 50).

Utilizando-se do leproso Naamã, milagrosamente curado, o Deus de Israel fez conhecido o Seu nome na Síria pagã. “E disse Naamã: Seja assim; contudo, dê-se a este teu servo uma carga de terra de um jugo de mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor” (2 Reis 5.17).

Utilizando-se de Satanás, o Deus inescrutável afligiu o fiel Jó, para engrandecê-lo posteriormente. “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía” (Jó 42.10).

D – DEUS REINA – NINGUÉM PODE RESISTIR À SUA VONTADE

  • Salmo 115.3 – “Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz.”
  • Jeremias 49.19 – “Pois quem é semelhante a mim? Quem me pedirá contas? E quem é o pastor que me poderá resistir?”
  • Daniel 4.34, 35 – “Eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes?”
  • Romanos 9.19 – “Pois quem jamais resistiu à sua vontade?”

Deus é Soberano! Que verdade preciosa essa! Quando aprendemos que é “boa, agradável e perfeita” a vontade de Deus (Romanos 12.2), só podemos nos regozijar na verdade de que a esta mesma vontade não se pode resistir! E, assim, podemos afirmar confiadamente: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).

Podem os rios levantar o seu fragor, podem as poderosas ondas do mar levantar o seu bramido (como diz o Salmo 93 já citado) … mas o Deus que é desde a eternidade reina e Seu trono está firme para sempre!

E quando Ele diz: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha” (Ezequiel 18.4), bem sabemos que NINGUÉM poderá resistir à Sua Palavra, pois “fidelíssimos são os teus testemunhos” (Salmos 93.5), e “a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente” (1 Pedro 1.25).

O Rei decretou: “a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.4). A Sua palavra é fiel, eterna e não pode ser revogada. Essa mesma palavra afirma: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12). O decreto do Deus Soberano se fez cumprir: toda alma está morta, porque todos pecaram, e o “salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). Mas, bendito seja Deus, Ele é Rei clemente e misericordioso, pois também decretou: “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45.22).

E – COMO OLHAR PARA O DEUS QUE REINA?

            Resposta: por meio de Jesus Cristo. Diz a Bíblia: “… por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17.31). Esse varão não é outro senão o próprio Filho de Deus, “que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (Hebreus 1.3). O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Quem vê a mim vê o Pai” (João 14.9)!

            “De fato, a vontade de meu Pai é que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.40). O perfeito Filho de Deus, nascido da virgem pelo poder do Espírito Santo, havendo derramado o seu precioso sangue na cruz do Calvário para resgate de quantos venham a crer nele, ressuscitou dentre os mortos, está assentado à direita do Pai e “no seu manto e na sua coxa está escrito um nome: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19.16). A respeito dele está decretado: “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).

            É da vontade do soberano Deus Triúno que o pecador, morto em delitos e pecados, seja salvo por meio do precioso nome do Senhor Jesus, e só nesse nome. As boas obras não salvam. Deus “nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3.5-7).

            Buda, Alan Kardec, Maomé, Gandhi, Maria, ou qualquer outro ser humano, por mais respeitado que seja no âmbito de uma religião, ideologia ou instituição, jamais podem salvar. “Não há salvação em nenhum outro nome”, pois o nome de Jesus está “acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro” (Efésios 1.21). O nome bendito de nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, é REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES (Apocalipse 19.16).

“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45.22). O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Quem vê a mim vê o Pai!” (João 14.9).

Olhe para Cristo agora mesmo, creia nEle e O receba como seu Rei, Senhor e Salvador. A Escritura afirma que “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1.12, 13).

            No próximo estudo veremos um pouco mais sobre a realidade da Soberania de Deus.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

INEXPLICÁVEL E MARAVILHOSO!

Maravilha-me o que é inexplicável,
Como a vida que palpita no universo,
Cuja ordem e estrutura admirável,
Tornam a criação um fato incontroverso.

E o pecado entrando, queda desastrosa,
Não altera o projeto soberano;
Deus atua de forma maravilhosa
E na história humana cumpre o Seu Plano.

E no homem se vê sempre a dualidade:
Quer ser bom, mas é ao mal aprisionado,
E oscila entre a mentira e a verdade,
Por ter sido concebido em pecado.

Passam anos, passam séculos, milênios,
E as Babéis humanas sempre em decadência;
Pouco importa se estultos ou se gênios,
Ninguém livra-se de sua putrescência.

Maravilha-me o que é inexplicável,
Como o Verbo Eterno se tornou humano,
Deus o Criador, de forma inefável,
Pra salvar o homem executou Seu plano.

Muito grande é o mistério da piedade,
A história verdadeira do Natal,
Jesus Cristo, o caminho e a verdade,
É a vida, que nos liberta do mal.

Vida santa, tão perfeita, foi à Cruz,
Para ser ali, por nós, sacrificado
Pão da vida e do mundo a pura luz,
Vitoriosamente, foi ressuscitado.

Maravilha-me o que é inexplicável,
Como ter o homem um novo nascimento,
Que se torna totalmente afiançável
Quando chega à Cristo em arrependimento,

E O recebe, pela fé, em sua vida!
Sim, em Cristo é uma nova criatura,
Pois ao Espírito de Deus deu acolhida,
Pra viver e andar aqui de forma pura.

Breve o tempo chega ao fim, logo se encerra,
E serão em Cristo as coisas congregadas,
Tanto as dos céus como as que estão na terra,
Hão de ser perfeitamente harmonizadas.

Sim, olhemos o universo e Jesus Cristo,
Permitindo-nos ficar maravilhados.
Há uma boa nova e que consiste nisto
Crer em Cristo para sermos resgatados!

Sei que estando em Cristo, minha vida agora,
Minha meta e também minha esperança;
Minha alma, o que sente e o que labora,
Busca apenas ter com Cristo semelhança!

Gilberto Celeti

“Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: ‘Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, visto pelos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória’” (1 Timóteo 3.16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário