terça-feira, 12 de março de 2024

ESTUDOS SOBRE DEUS: 30 – DEUS - SUA EXIGÊNCIA (1ª PARTE)

 “E agora, Israel, o que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os seus caminhos, amem e sirvam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma …?” (Deuteronômio 10.12).


A – DEUS REQUER QUE O TEMAMOS

            “De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus” (Eclesiastes 12.13). Motivos para temer a Deus temos de sobra:

  • Deus é santo – “Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo” (Apocalipse 15.4).
  • Deus é juiz – “Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar” (Apocalipse 14.7).
  • Deus é perdoador – “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido” (Salmos 130.4).
  • Deus é bom – “Tão somente temam o Senhor e sirvam a ele fielmente de todo o coração. Vejam que coisas grandiosas ele fez por vocês!” (1 Samuel 12.24).
  • Deus é forte – “Para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é forte, a fim de que vocês temam o Senhor, seu Deus, todos os dias” (Josué 4.24).
  • Deus se revela aos que o temem – “O Senhor confia o seu segredo aos que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25.14).
  • Deus se agrada dos que o temem – “O Senhor se agrada dos que o temem” (Salmos 147.11).

Há uma passagem na Escritura muito conhecida: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmos 111.10). No entanto não podemos esquecer que, devido à natureza pecaminosa do ser humano, “há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos. Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada. As palavras de sua boca são maldade e engano; deixou de lado o discernimento e a prática do bem. No seu leito, planeja maldades, detém-se em caminho que não é bom, e não rejeita aquilo que é mau” (Salmos 36.1-4).

Quais coisas são consideradas temíveis pelos homens?

O próprio homem;
A guerra, a doença, a fome, a miséria, a morte
A humilhação, o menosprezo, as vaias, o ridículo, a contradição, o desdém;
A censura, a injúria, a calúnia, a traição…

O profeta Isaías deixou registrada a exigência de Deus, para com ele, seu servo: “Porque assim o Senhor me disse, tendo forte a mão sobre mim, e me advertiu que eu não andasse pelo caminho deste povo. Ele disse: Não chamem conspiração a tudo o que este povo chama conspiração. Não temam aquilo que o povo teme, nem fiquem apavorados. Ao Senhor dos Exércitos, a ele vocês devem santificar. É a ele que devem temer; é dele que devem ter pavor” (Isaías 8.9-13).

“Temer a Deus” é a exigência clara da Palavra de Deus, ao lado da verdade incontestável de que em nenhum coração humano existe o temor de Deus, “porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada” (Salmos 36.2). O pecado e o mal agasalhados no secreto do coração são responsáveis pela falta de temor a Deus: “Todos pecaram” (Romanos 5.12), portanto todos estão impossibilitados de cumprir a ordem: “Teme a Deus!”

Como pode o ser humano, então, temer a Deus?

Só Deus, o Todo-poderoso, seria suficiente para operar de tal forma no coração humano, a fim de que este pudesse temê-lo. “Então a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo: Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Será que existe algo demasiadamente difícil para mim?” (Jeremias 32.26, 27).

E o próprio profeta Jeremias escreveu, da parte do Senhor: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Eu lhes darei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para o seu próprio bem e o bem de seus filhos. Farei com eles uma aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; porei o meu temor no coração deles, para que nunca se afastem de mim” (Jeremias 32.38-40).

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei as minhas leis no coração deles e as inscreverei sobre a sua mente” (Hebreus 10.16).

“Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conheça o Senhor! Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jeremias 31.33, 34).

“Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos” (Ezequiel 36.26, 27).

Tirar o pecado, o mal, o coração de pedra…
Colocar o temor, o Espírito, o coração de carne…
Uma obra de Deus!
Porei… perdoarei… tirarei… darei… farei…
Uma obra que Deus prometeu fazer. Só Ele podia fazer!

“Será que existe algo demasiadamente difícil para mim?” (Jeremias 32.27).

Deus cumpriu a Sua promessa por meio do Senhor Jesus Cristo!

  • Palavras de Jesus um pouco antes de Sua morte na cruz.

“Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, e, abençoando-o, o partiu e deu aos discípulos, dizendo: Tomem, comam; isto é o meu corpo. A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: Bebam todos dele; porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mateus 26.26-28).

  • Palavras de Jesus após a Sua ressurreição, um pouco antes de Sua ascensão.

“E disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém” (Lucas 24.46, 47).

  • Palavras do apóstolo Paulo, mostrando o que ocorre quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e crê em Cristo.

“Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

“Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito. Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz. Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8.1-9).

      Sim, Deus cumpriu a Sua promessa por meio do Senhor Jesus Cristo. Ele condenou na carne o pecado, quando o Seu próprio Filho, que não conheceu pecado, foi feito pecado por nós. Agora, estar em Cristo Jesus é estar livre da lei do pecado e da morte. É estar cheio do Espírito (ter o Espírito de Cristo habitando no coração).

Sim, Deus tirou o pecado, o mal, o coração de pedra… Colocou o temor, o Espírito, o coração de carne…

“Ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Apocalipse 7.10).

“Assim, meus amados … desenvolvam a sua salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12). “Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7.1).

B – DEUS REQUER QUE ANDEMOS NO SEU CAMINHO

            “Àquele que teme o Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Salmos 25.12).

            Aos que

  • já receberam o temor de Deus em seus corações;
  • já nasceram de novo;
  • foram lavados de todas as suas iniquidades no precioso sangue de Jesus Cristo;
  • são chamados a desenvolver a sua salvação com temor e tremor;

esta é a mensagem:

“Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho em que você deve andar” (Isaías 48.17); “Quando vocês se desviarem para a direita ou para a esquerda, ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo: Este é o caminho; andem nele” (Isaías 30.21).

Deus quer que andemos em Seus caminhos, que andemos nas “boas obras” que Ele “de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.10). Por isso, “Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13). Jesus disse: “Eu sou o caminho …” (João 14.6). Disse também: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12).

Andar no Caminho é andar no Espírito!

Andar em Jesus é andar no Espírito; e, consequentemente, é andar naquelas obras que Deus preparou de antemão. Portanto, “se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5.25). E nunca nos esqueçamos de que “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8.9).

“Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5.16-25).

A Igreja é o Corpo de Cristo no Caminho!

O início da história da Igreja foi descrito assim: “A igreja tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor; e, no consolo do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9.31). É maravilhoso caminhar “no temor do Senhor; e, no consolo do Espírito Santo”, e desta forma crescer e avançar!

“O que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os seus caminhos …?” (Deuteronômio 10.12a). É desta forma que a igreja continuará crescendo até a volta de Cristo!

Eis o exemplo da verdadeira igreja: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2.42-47).

“Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, aperfeiçoe vocês em todo o bem, para que possam fazer a vontade dele. Que ele opere em nós o que é agradável diante dele, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Hebreus 13.20, 21).

No próximo estudo veremos um pouco mais sobre a Exigência de Deus.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

GUIADO POR DEUS

No temor de Deus é que há sabedoria
Privilégio tem quem nEle só confia
Quantas vezes no caminho escorregamos,
Quantas vezes do caminho desviamos!

O caminho é perigoso e acidentado,
Necessito, ó Deus, por Ti ser ajudado.
Teu conselho para mim é importante,
Pois sem ele é impossível ir avante.

Como o cego põe a mão na mão do amigo
Pra que este o conduza sem perigo,
Eu me entrego a Ti, ó Deus, e sem reservas,
Pois Tu sabes tudo, e tudo observas.

Como o piloto no tempestuoso mar
Consulta a bússola pra se orientar,
Eu vou buscar Tua Palavra, tão somente,
E andarei no Teu temor seguramente.

Bem certo estou que no final da caminhada
Verei Jesus, Senhor amado, na chegada.
Meu Salvador, que transformou a minha história,
Abriu-me acesso para entrar em Tua glória.

Gilberto Celeti

Nenhum comentário:

Postar um comentário