terça-feira, 5 de março de 2024

ESTUDOS SOBRE DEUS: 28 – DEUS É SOBERANO (2ª PARTE)

 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).


“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29.29).

Deus tem se revelado amplamente em Sua santa Palavra e estamos estudando verdades fundamentais a respeito de Sua gloriosa e bendita Pessoa. Mas será que podemos dizer que conhecemos perfeitamente a Deus? Não! Há muitas coisas que estão encobertas aos nossos olhos e nossa mente, as quais não conseguimos alcançar, não conseguimos perscrutar, como lemos no versículo acima.

Existem coisas reveladas, que Deus nos revelou pelo Espírito Santo, “porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2.10). Dentre essas coisas reveladas, existem verdades que somente aqueles que nasceram de novo – aqueles que estão em Cristo – podem compreender, visto que “a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2.14).

Como nos ensina a Palavra de Deus, sabemos que, mesmo entre os nascidos de novo, alguns são identificados como “carnais”, como “crianças em Cristo”. Estes não podem suportar todas as verdades reveladas (o alimento sólido), mas necessitam do “leite”, isto é, “os princípios elementares dos oráculos de Deus” (Hebreus 5.12). É exatamente isso que encontramos em 1 Coríntios 3.1,2: “Eu, porém, irmãos, não pude falar a vocês como a pessoas espirituais, e sim como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. Eu lhes dei leite para beber; não pude alimentá-los com comida sólida, porque vocês ainda não podiam suportar. Nem ainda agora podem, porque vocês ainda são carnais.”

São poucos os que podem ser identificados como adultos espirituais, “aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hebreus 5.14); porque “a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.15, 16).

A – DEUS ESTABELECEU UM PLANO PERFEITO PARA TODO O UNIVERSO

Queremos postular nesta lição que há mistérios divinos que vão além da nossa compreensão, principalmente quando consideramos uma verdade com esta: que há um projeto divino, um plano do Deus Triúno, um plano eterno, que abrange todas as coisas de eternidade a eternidade, sendo que nada escapa do controle absoluto de Deus, dentro do plano por Ele mesmo traçado.

Tudo acontece “segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Efésios 1.11); “segundo o propósito de sua vontade” (Efésios 1.5). Nada está em desacordo com o conselho eterno de Deus, porque Ele tem predeterminado tudo quanto há de suceder.

Devemos considerar o seguinte fato: que para Deus tudo é um eterno agora. Ele vê o fim desde o princípio. Ele vê todas as coisas de uma vez, ainda que para nós elas se sucedam ao longo do tempo. Por exemplo, a respeito da morte de Jesus Cristo e do seu sangue precioso derramado na cruz, lemos que tudo já “foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos” (1 Pedro 1.20).

Outra verdade é que a vontade e o conselho de Deus são imutáveis. Deus nunca muda o Seu propósito. É impossível mudar, pois Deus é imutável. O Seu plano é fruto de Sua sabedoria infinita. Há uma razão sábia e digna para tudo quanto está estabelecido no plano de Deus. “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos!” (Romanos 11.33). Por esta razão, sabemos que o próprio mal, “até a ira humana há de louvar” ao Senhor (Salmo 76.10).

O decreto eterno de Deus é também irresistível, o que significa que nada ou ninguém pode resistir àquilo que Deus tem determinado fazer. “Lembrem-se das coisas passadas, das coisas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade revelo as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade. Chamo uma ave de rapina desde o Oriente; de uma terra longínqua vem o homem do meu conselho. Eu o disse e também o cumprirei; fiz este plano, também o executarei” (Isaías 46:9-11).

B – DEUS EXECUTA SEU PLANO PERFEITO MANTENDO O UNIVERSO EM FUNCIONAMENTO

                O universo subsiste e se mantém até hoje conforme o plano de Deus. Tudo quanto acontece na esfera da natureza, sejam coisas boas, sejam calamidades, está debaixo do conselho perfeito de Deus e do absoluto controle dEle.

  • Neemias 9.6 – “Só tu és o Senhor! Fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que nela há, os mares e tudo o que há neles. Tu conservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.”
  • Salmos 29.10 – “O Senhor governa os dilúvios; como rei, o Senhor governa para sempre.”
  • Salmos 36.6 – “Tu, Senhor, preservas as pessoas e os animais.”
  • Salmos 119.89-91 – “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada no céu. A tua fidelidade se estende de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece. Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas estão ao teu dispor.”
  • Amós 3.6 – “Será que sobrevirá algum mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?”
  • Atos 17.25 – [Deus] “nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.”
  • Colossenses 1.17 – “Nele tudo subsiste.”
  • Hebreus 1.3 – “Sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa.”

C – DEUS EXECUTA SEU PLANO PERFEITO NO MEIO DAS NAÇÕES

  • Isaías 14.26, 27 – “Este é o plano que foi elaborado para toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Pois, se o Senhor dos Exércitos o determinou, quem poderá invalidá-lo? Se a mão dele está estendida, quem a fará voltar atrás?”
  • Daniel 2.21 – “É ele quem … remove reis e estabelece reis.”
  • Atos 17.26 – “De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.”

Acima de toda a movimentação social, política e econômica, que faz o mundo todo fervilhar, levando a humanidade a ficar espantada, está a verdade consoladora de que todas as nações da terra e seus dirigentes atuam estritamente dentro do plano daquele que é o “Senhor Altíssimo … tremendo … o grande rei de toda a terra” (Salmos 47.2).

“Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (Apocalipse 16.7); “Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19.6).

Aqui está a verdade solene da Palavra de Deus, não para ser discutida, mas para ser acolhida pela fé. Ainda que o mal pareça triunfar esmagadoramente, temos a plena certeza de que “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2.14).

D – DEUS  EXECUTA SEU PLANO PERFEITO CONTROLANDO AS AÇÕES HUMANAS

Noé e a construção da arca – “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra. Então Deus disse a Noé: Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra. Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora. Deste modo você a fará … Foi o que Noé fez. Conforme tudo o que Deus lhe havia ordenado, assim ele fez” (Gênesis 6.11-15, 22).

José e seus irmãos – Os irmãos de José o odiavam e planejaram a sua morte. Mas Deus não permitiu que isto acontecesse, e José foi vendido como escravo a uma caravana de ismaelitas que, por sua vez, o venderam no Egito. Muitos anos mais tarde, quando estava colocado como governador do Egito, José disse a seus irmãos: “Deus me enviou adiante de vocês, para que fosse conservado para vocês um remanescente na terra e para que a vida de vocês fosse salva por meio de um grande livramento. Assim, não foram vocês que me enviaram para cá, e sim Deus, que fez de mim como que um pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito” (Gênesis 45.7, 8). “Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente” (Gênesis 50.20).

Esaú – Deus mudou o coração de Esaú. Ele tinha jurado matar a seu irmão Jacó, no entanto, quando Jacó voltava para casa, “Esaú correu ao encontro dele e o abraçou; pôs os braços em volta do pescoço dele e o beijou; e choraram” (Gênesis 33.4).

Ciro – Deus inclinou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para que decretasse a reedificação do templo em Jerusalém, e permitisse que o povo de Israel voltasse à terra. (Ver Esdras 1.) Tal fato extraordinário comprova a realidade de que: “Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser” (Provérbios 21.1).

Atitude dos egípcios em relação aos israelitas – Lemos que “Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cam. Deus fez sobremodo fecundo o seu povo e o tornou mais forte do que os seus opressores. Mudou o coração dos egípcios para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos” (Salmos 105.23-25). Deus mudou o coração dos egípcios.

Atitude de Faraó impedindo a saída do povo de Israel – Deus estava decidido a libertar o povo de Israel da escravidão egípcia, porém Deus mesmo endureceu o coração de Faraó para que este impedisse a saída dos israelitas. Deus assim agiu para demonstrar o Seu poder e tornar grandioso o Seu nome. “Porque a Escritura diz a Faraó: Foi para isto mesmo que eu o levantei, para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, Deus tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem ele quer” (Romanos 9.17, 18).

E – CRISTO JESUS – EIS O PLANO PERFEITO DE DEUS!

            Cristo é, numa só palavra, a súmula ou o resumo de todo o plano de Deus! Cristo é a razão da existência de todas as coisas, da sustentação das mesmas, pois Ele é o herdeiro de tudo, em quem todas as coisas vão convergir. Jesus Cristo “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude” (Colossenses 1.15-19).

                Quão pouco conhecemos “do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2.2, 3)! Deus já nos tem desvendado “o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra” (Efésios 1.9, 10).

            Eis o propósito de Deus: fazer convergir tudo em Cristo. É dentro deste plano que tudo o que acontece, acontece! Dentro deste plano, tudo está pré-determinado por Deus desde a eternidade, sendo que nada pode ser mudado nem frustrado.

            Os que estiverem em Cristo“predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Efésios 1.11), serão para o louvor da Sua glória. “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre” (Apocalipse 5.13).

                Você já está em Cristo? “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5.17).

            Se ainda não estiver, saiba que está fora da vontade de Deus. “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando ele vier, naquele Dia, para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram. Isto inclui vocês, que creram em nosso testemunho” (2 Tessalonicenses 1.9, 10).

            Mas ainda é o tempo oportuno. Venha a Cristo hoje mesmo.

F – DEUS EXECUTA SEU PLANO PERFEITO POR INTERMÉDIO DOS QUE JÁ CONFIARAM EM CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR

            A Palavra de Deus não deixa dúvidas quanto ao fato de que todos os seres humanos “se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3.12). Contudo, já vimos que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5.17). Estes, que já estão em Cristo, podem afirmar, com toda a convicção: Deus “nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1.13, 14).

            A maravilha do plano perfeito de Deus é esta: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.8-10).

            Todos aqueles que nasceram de novo, que estão em Cristo, que foram salvos pela graça mediante a fé são chamados para realizar boas obras para a glória de Deus. Eles sabem que é Deus quem efetua neles “tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

            Sim, eles agora andam no poder e fortalecidos pelo Espírito Santo, experimentando que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5.22, 23). Eles podem dizer: “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós” (Isaías 26.12). Portanto, tudo aquilo que um filho de Deus realiza, em obediência à Palavra de Deus, andando em obras de antemão preparadas pelo Senhor, ele o faz não por si, mas pelo próprio Deus.

No próximo estudo veremos um pouco mais sobre a realidade da Soberania de Deus.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

DEUS TUDO COMANDA

O cristão bem sabe, com toda certeza,
Não apenas como simples teoria,
Que as coisas todas pra seu bem cooperam;
Mesmo a dor enseja grata alegria.

O cristão aceita ganho ou derrota,
Descansando na vontade do Deus Trino
Vindo mal ou bem, em tudo há uma meta;
Deus o guia com amor ao bom destino.

Mesmo quando fica tudo tão sombrio,
E acontecem trágicas calamidades,
O cristão confia em Deus, que nunca falha,
E desfruta de real tranquilidade.

O cristão vê, no comando do Universo,
O Eterno Deus, que é sábio e poderoso,
Que domina com poder absoluto,
E, não importa a situação, sempre é bondoso.

O cristão, por Deus eternamente amado,
Também ama a Deus de coração inteiro,
E em cada circunstância reconhece
Não o fato em si, mas o Senhor primeiro.

Tal ventura nesta vida é possível
Para quem confia totalmente nisto:
Que está salvo, perdoado, libertado
E pertence inteiramente a Jesus Cristo.

Gilberto Celeti

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês. E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais” (Mateus 10.29-31).

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário