terça-feira, 31 de outubro de 2023

BENDITO SEJA DEUS PELA REFORMA PROTESTANTE

 No dia 31 de outubro de 1517 (há 506 anos), Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo, em Wittemberg, as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. Nesta data comemora-se a Reforma Protestante.

A obra teológica de Lutero deu base para os conhecidos cinco pilares da Reforma Protestante (conhecidos como os “5 Solas”:

  • Sola fide (somente a )
  • Sola Scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Estamos no século 21. Convido você a agradecer a Deus pela Reforma Protestante do século 16. E a clamar a Deus para que sejamos reavivados na compreensão e defesa dos “5 SOLAS” desta reforma.
– – – – – – – – – – – – – – –
Logo, em 1522, inconformado com o “culto da personalidade” que surgia, Martinho Lutero escreveu: “A primeira coisa que peço é que as pessoas não façam uso de meu nome e não se chamem luteranas, mas cristãs. Que é Lutero? O ensino não é meu. Nem fui crucificado por ninguém……… Como eu, miserável saco fétido de larvas que sou, cheguei ao ponto em que as pessoas chamam os filhos de Cristo por meu perverso nome?” (Da Edição Completa de Weimar, de todos os escritos de Martinho Lutero, Citado por Timothy George, no livro Teologia dos Reformadores, publicação da Editora Vida Nova).

Timothy George, neste mesmo livro, ao falar da imensa produção literária de Lutero menciona “sua poderosa originalidade e enervante profundidade”. E continua: “Apenas dois outros teólogos na história da igreja, Agostinho e Aquino, aproximam-se da estatura de Lutero.”
 – – – – – – – – – – – – – – – – –
Convido você a cantar, de todo coração e com plena confiança, o hino “CASTELO FORTE” composto por Martinho Lutero, baseado no Salmo 46, que foi considerado  pelo poeta Heinrich Heine a “Marselhesa da Reforma”, a respeito do qual James Moffat escreveu: “O maior hino do maior homem do maior período da história da Alemanha”.

Acesse aqui a postagem sobre o hino “CASTELO FORTE”.https://gilbertoceleti.wordpress.com/2023/10/30/castelo-forte/

 – – – – – – – – – – – – – – – – –
Observação: A imagem bem acima é uma foto do quadro do pintor Adson Ferreira, que se encontra na sala dos professores do Seminário Betel Brasileiro, em Recife-PE – usado com permissão.

Gilberto Celeti

Nenhum comentário:

Postar um comentário