quarta-feira, 25 de outubro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS - 10 - DEUS É ONIPRESENTE

 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá. Se eu digo: As trevas, com certeza, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras, e a noite é tão clara como o dia. Para ti, as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmos 139.7-12).

Não existe ponto no infinito em que se possa dizer:

  • Aqui Deus não está presente!
  • Aqui Deus não pode agir!
  • Aqui Deus não sabe o que se passa!

A – DEUS NÃO PODE SER LIMITADO

Há cerca de três mil anos, houve um rei em Israel, o rei Salomão, que erigiu um suntuoso templo na cidade de Jerusalém, no local determinado pelo próprio Deus, para que o povo ali cultuasse ao Senhor. No dia da dedicação do templo, Salomão orou. A certa altura, em sua oração, ele fez a seguinte pergunta: “Mas será que, de fato, Deus poderia habitar na terra?”, e respondeu-a em seguida: “Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, muito menos este templo que eu edifiquei” (1 Reis 8.27). O rei Salomão concluiu que, por maior e mais espaçoso que fosse aquele templo, não poderia conter (limitar) o Deus excelso. Nem mesmo os céus, e o céu dos céus, poderiam fazê-lo!

Quem ou o quê poderia limitar o Deus bendito? Ele é onipresente, isto é, está em toda parte. Quase não podemos compreender o que significa isto, não é mesmo? Podemos dizer que estamos na sala, na cidade, no país, no planeta. Porém ninguém pode estar a um só tempo na sala de sua casa e passeando de bicicleta no campo! Realmente, como seres finitos que somos, só podemos estar em um lugar de cada vez e … também há lugares onde nunca poderemos estar, por exemplo, nenhum de nós poderia entrar em uma pequena colmeia.

B – O DEUS TRIÚNO É ONIPRESENTE

O Deus Triúno é o único que, transcendendo toda limitação de espaço e tempo, pode estar presente em todo o espaço e a um só tempo. Sua presença é pessoal, é real e é espiritual, ou seja, absolutamente distinta da matéria.

  • O Pai é onipresente – “Pode alguém se ocultar em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor” (Jeremias 23.24).
  • O Filho é onipresente – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20).
  • O Espírito Santo é onipresente – “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139.7).

C – NÃO É POSSÍVEL ESCONDER-SE OU FUGIR DE DEUS

Diante da verdade extraordinária de que Deus é onipresente, vemos que a consequência imediata da desobediência no coração do homem é a atitude de querer esconder-se da presença do Senhor. Este fato é patente desde o início da história. Lemos que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, veio a desobedecer ao Criador, tornando-se Adão e Eva pecadores: “então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim” (Gênesis 3.7, 8).

O ensino bíblico é claro:

  • “Pode alguém se ocultar em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor” (Jeremias 23.24).
  • “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3).

Quando olhamos para a vida do profeta Jonas, notamos nele a mesma atitude que tem caracterizado o homem pecador: no caminho da desobediência, ele quis se afastar da presença do Senhor – “A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor” (Jonas 1.1-3).

É uma grande tolice tentar se esconder ou tentar fugir de Deus! “Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor! Ai dos que fazem as suas próprias obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem sabe o que estamos fazendo? Como vocês invertem as coisas! Será que o oleiro é igual ao barro? Pode a obra dizer ao seu artífice: Ele não me fez? Pode a coisa feita dizer do seu oleiro: Ele não sabe nada?” (Isaías 29.15, 16).

O que você faz Deus presencia,
Na escura noite, ou claro dia,
Em campo aberto, ou no secreto,
Deus tudo sabe, sempre está perto.

D – NÃO SEJA TOLO

Caro estudante da Palavra revelada de Deus: nunca pense que pode fazer algo que Deus não veja. Fuja da desobediência! Fuja do pecado! Pois “quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).

Você tem escondido algum pecado em sua vida? Talvez ninguém ao seu redor tenha conhecimento; lembre-se, porém, que os olhos do Senhor tudo contemplam, embora muitos digam: “O Senhor não está vendo; o Deus de Jacó não faz caso disso. Prestem atenção, ó estúpidos dentre o povo; e vocês, tolos, quando se tornarão sábios? Aquele que fez o ouvido será que não ouve? Aquele que formou os olhos será que não enxerga?” (Salmo 94.7-9). E ainda lemos: “Puseste as nossas iniquidades diante de ti e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos” (Salmo 90.8).

Andar no caminho da desobediência a Deus (andar em pecado), procurando esconder-se da Sua presença, com toda certeza levará você a um final trágico. Lemos na Palavra de Deus que, quando chegar o dia da Sua ira, muitos haverão de esconder-se nas cavernas e nos penhascos dos montes, e dirão aos montes e aos rochedos: “Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6.16, 17). A esta altura, não haverá mais salvação para você, e para mais ninguém, pois “se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20.15).

E –  COMO FUGIR DO PECADO E TER PRAZER NA PRESENÇA DE DEUS

Mas – louvado seja Deus! – existe um único caminho que nos livra da ira futura: Jesus! Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Em vez de se esconder DA presença de Deus, você pode mesmo agora esconder-se NA presença de Deus! Este é o único lugar seguro para nós – estar na presença daquele que é o Onipresente!

Esconder-se NA presença de Deus é vir a Ele em arrependimento, confessando que tem cometido pecado, mas crendo que “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.8, 9).

            “Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus … Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória” (Colossenses 3.1, 3, 4).

            Aquele que foi lavado no sangue de Jesus e se esconde NO Deus onipresente, pode cantar: “na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita há delícias perpetuamente” (Salmo 16.11).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O ETERNO É ONIPRESENTE

O Eterno é onipresente,
Nada fica escondido.
Não é o homem inocente,
No pecado está perdido.


O que vale é ser prudente
E, então, arrependido,
Em Jesus tornar-se crente,
Sendo por Ele remido,

Pra um viver que é diferente,
Pelo Espírito enchido,
Para ser de Deus agente
Bem leal, comprometido.

E que permanentemente
Em Deus fica escondido,
Sendo por Deus, totalmente
E eternamente protegido!

Gilberto Celeti

Deixe abaixo o seu comentário ou então acesse o link e insira ali a sua opinião:

https://gilbertoceleti.wordpress.com/2023/10/24/estudos-sobre-deus-10-deus-e-onipresente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário