sexta-feira, 13 de outubro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS - 08 DEUS É IMUTÁVEL

 Dirigindo-se aos judeus que o perseguiam, certa vez Jesus afirmou: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17). Parece-nos surpreendente a ideia de que Deus trabalhe, não é mesmo? Mas a Palavra coloca-nos diante desta verdade: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64.4). Somos levados, portanto, a pensar que o Deus eterno e imortal é também móvel, ou seja, não é Alguém estático (parado) e fechado em Si mesmo, mas Alguém que se movimenta!


A – DEUS SE MOVENDO NA CRIAÇÃO

Vemos Deus se movimentando na criação do universo: “O Espírito de Deus se movia sobre as águas” (Gênesis 1.2). “No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos” (Hebreus 1.10). “As tuas mãos me fizeram e me formaram ...” (Salmos 119.73).

B – DEUS SE MOVENDO NA REDENÇÃO

Também vemos Deus se movimentando na grande obra da redenção que efetuou, por causa de Seu amor pelos pecadores perdidos, por meio do Filho, no poder do Espírito Santo.

a) O Pai: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito ... Deus enviou o Seu Filho ao mundo ...” (João 3.16, 17). “... quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o Seu Filho ...” (Gálatas 4.4). “Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou ...” (Romanos 8.32).

b) O Filho: “Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai” (João 10.18). “... o Senhor Jesus Cristo, o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados ...” (Gálatas 1.3, 4).

c) O Espírito Santo: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse” (João 14.26). “... quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade ...” (João 16.13).

O Deus Triúno agiu na redenção. E não poderia ser de outra forma, pois Ele é o Deus Vivo! E onde há vida, há movimento. Não são características de Deus a mesmice e a preguiça. Nem tão pouco a pressa! Sua mobilidade é cadenciada por Sua perfeição.

Diferentemente, nós muitas vezes somos tentados à preguiça: “Ó preguiçoso, até quando vai ficar deitado? Quando se levantará do seu sono? Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado” (Provérbios 6.9-11). Ou, às vezes, somos tentados à precipitação: “Não é bom agir sem pensar; quem se precipita acaba pecando” (Provérbios 19.2). Que possamos contemplar o Deus que trabalha, desviando-nos de toda a preguiça e agindo na cadência da Sua mobilidade perfeita, à semelhança do Filho que disse: “Pai, é chegada a hora” (João 17.1).

C – A DIFERENÇA ENTRE MOBILIDADE E MUDANÇA

É importante, contudo, não confundir “mobilidade” com “mudança”. A primeira palavra traz a ideia de movimento; a segunda, a ideia de transformação. Ora, sabemos que alguém pode se movimentar sem se transformar, mas toda mudança resulta em transformação: ou para melhor, ou para pior. E Deus não pode melhorar nem piorar. Deus é perfeito, portanto, imutável. Deus pode agir e age. Mas não pode mudar. Aprendamos bem esta bendita verdade para o consolo de nossos corações: Deus é imutável. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17).

Tal fato coloca o Deus imutável em gigantesco contraste com o homem que, na sua imperfeição, é volúvel e inconstante; basta observar, por exemplo, a filosofia, a moda, a psicologia, a política, a religião, enfim, toda empresa a que o homem se dedica. Deus, porém, “não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23.19).

D – A PALAVRA DE DEUS É IMUTÁVEL

• Aquilo que Deus promete, Ele faz.
• Aquilo que Deus fala, Ele cumpre.
Pois “é impossível que Deus minta” (Hebreus 6.18).

Quando Deus diz: “A pessoa que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.4), nenhuma mudança pode ocorrer que venha a impedir o cumprimento da Sua palavra, “porque toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1 Pedro 1.24, 25). Não existe nenhuma sombra de mudança nos decretos eternos de Deus. Um deles é este: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23a).

Quando Deus diz: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8, 9), mudança alguma poderá ocorrer quanto à maneira de Deus salvar o homem pecador: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23b).

Assim, salta aos nossos olhos a verdade de que Deus, em Sua imutabilidade, não pode ser nem mais justo, nem mais misericordioso do que é.

E não somente isto, mas, baseados na realidade de que Deus não muda, podemos ter certeza de nossa eterna salvação quando lemos estas palavras de Jesus: “Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5.24). E ainda estas: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um” (João 10.27-30).

Bem podemos exclamar: Louvado seja o Deus que não pode mentir, o Deus que promete e faz, o Deus que fala e cumpre! Louvado seja o nosso Deus!

E - E QUANTO À PESSOA QUE NÃO CRÊ?

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21.8).

Não existe outra alternativa para o pecador inconstante senão mudar pela última vez em sua vida, rendendo-se incondicionalmente ao Deus Imutável. “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração” (Hebreus 3.7, 8).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONFIANÇA NO IMUTÁVEL

Segue o barco, pelas águas do oceano,
Desfrutando dias de tranquilidade;
Mas, insano temporal causando dano
Traz pavor e causa instabilidade.

Somos todos nesta vida marinheiros,
Mas alguns seguem errantes, sem destino;
Quando enfrentam ondas fortes, nevoeiros,
Desesperam-se e perdem todo o tino.

Outros seguem confiados em si mesmos,
Sem saber sua real fragilidade;
Hoje aqui, amanhã lá, seguem a esmo,
Com as mudanças ficam cheios de ansiedade.

Há uns poucos que conhecem o Imutável,
Deus eterno, o Criador, o Pai perfeito;
É o Piloto poderoso e confiável,
Para quem deixam o leme, satisfeitos.

Pouco importa se há calma ou tempestade,
No Auxiliador Potente têm confiança;
E ao porto da eternal felicidade,
Seguem, em Cristo, com bem viva esperança.

Gilberto Celeti

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17).

“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vocês, filhos de Jacó, não foram destruídos” (Malaquias 3.6).

Acesse o link e leia no Blog, inclusive podendo acessar os artigos anteriores:
https://gilbertoceleti.wordpress.com/2023/10/10/estudos-sobre-deus-08-deus-e-imutavel/
E deixe ali também o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário