terça-feira, 31 de outubro de 2023

ESTUDOS SOBRE DEUS: 11 – DEUS É ONISCIENTE

 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).

Aprendemos anteriormente que Deus está em todo lugar. Já o ser humano só pode estar em um lugar de cada vez. Porém, muitas vezes acontece de estarmos em um determinado lugar, sem que tenhamos conhecimento do que se passa ao nosso redor. Um paciente, por exemplo, está na sala de cirurgia, mas por causa da anestesia não tem ciência do que está acontecendo consigo e ao redor de si. Um cego, por outro lado, ainda que não esteja anestesiado, não sabe de tudo o que se passa ao seu redor por não possuir o sentido da visão. Mesmo um indivíduo, que aparentemente não possua qualquer dificuldade, não sabe de todas as coisas que acontecem simultaneamente à sua volta. Isto porque só podemos tomar ciência das coisas à medida que as observamos. Para o ser humano, o conhecimento vem da observação e cresce por meio dos sentidos. Isto equivale a dizer que o nosso conhecimento é adquirido e mediato.

Quando a Escritura apresenta o conhecimento que Deus tem das coisas, mostra-nos de forma límpida que Deus é ONISCIENTE, isto é, Ele conhece todas as coisas de forma inata e imediata. Deus conhece todas as coisas em Si mesmo, por Si mesmo e na totalidade destas coisas, sem aumentar nem diminuir o conhecimento que delas tem, e independentemente de qualquer sentido.

“Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem ele se aconselhou, para que lhe desse compreensão? Quem lhe ensinou a vereda da justiça ou quem lhe ensinou sabedoria? E quem lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Isaías 40.13, 14).

A – O DEUS TRIÚNO CONHECE TODAS AS COISAS NA NATUREZA

“Pare e pense nas maravilhas de Deus. Será que você sabe como Deus comanda as nuvens e como faz resplandecer o relâmpago da sua nuvem? Será que você sabe algo sobre o equilíbrio das nuvens e sobre as maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento?” (Jó 37.14-16).

Deus tem ciência de tudo o que se passa na natureza:

  • Estrelas – “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome. Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir” (Salmo 147.4, 5).
  • Animais – “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês” (Mateus 10.29). “Pois são meus todos os animais do bosque e o gado aos milhares sobre as montanhas. Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que vivem no campo” (Salmo 50.10, 11).
  • Cabelos – “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Lucas 12:7).

Estrelas, aves, animais e até fios de cabelos, e todos os acontecimentos que a eles pudermos relacionar, estão debaixo do conhecimento de Deus e do controle que Ele exerce sobre o universo.

B – O DEUS TRIÚNO CONHECE TODAS AS COISAS NO TEMPO

            “Lembrem-se das coisas passadas, das coisas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade revelo as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade” (Isaías 46.9, 10).

Deus conhece todas as coisas do passado, do presente e do futuro. Para Deus não há diferença entre passado, presente e futuro. Portanto, quando os homens mataram a Jesus Cristo, “o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos” (Atos 3.15), sabemos que “Deus, assim, cumpriu o que tinha anunciado anteriormente pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo havia de padecer” (Atos 3.18).

Diante de Deus, como o apóstolo Pedro escreveu, o “precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula … foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês” (1 Pedro 1.19, 20).

C – O DEUS TRIÚNO CONHECE TODAS AS COISAS NO HOMEM

“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos. Não há trevas nem sombra profunda o bastante, onde os que praticam a iniquidade possam se esconder. Pois Deus não precisa observar o homem por muito tempo antes de o fazer comparecer em juízo diante dele. Deus arrasa os poderosos, sem os inquirir, e põe outros em seu lugar. Porque ele conhece as obras deles …” (Jó 34.21-25).

A Bíblia descreve maravilhosamente como Deus conhece tudo sobre os seres humanos:

  • Seus pensamentos e imaginações – “Senhor, tu me sondas e me conheces … de longe conheces os meus pensamentos” (Salmo 139.1, 2). “O Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento” (1 Crônicas 28.9).
  • Seus caminhos e ações – “Senhor, tu me sondas e me conheces … Observas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos” (Salmo 139.1, 3).
  • Suas palavras – “Senhor, tu me sondas e me conheces … A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” (Salmo 139.1, 4).
  • Sua formação no ventre materno – “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe … Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe …” (Salmo 139.13, 15, 16).
  • Seu futuro – “… No teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia” (Salmo 139.16).

Bem faremos em atender à palavra do Senhor: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. Mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.23, 24).

D – O DEUS ONISCIENTE REVELA UM SEGREDO AO HOMEM

            Meditemos, diante de Deus, em oração, no mais antigo livro da Escritura Sagrada, o livro de Jó. Examinemos o texto de Jó 28.1-28 e, maravilhados diante de Sua Onisciência, aprendamos o segredo que Deus quer nos ensinar:

01. Na verdade, a prata tem as suas minas, e o ouro, que se refina, tem o seu lugar.
02. O ferro é tirado da terra, e da pedra se funde o cobre.
03. Os homens põem termo à escuridão e até os últimos confins procuram as pedras ocultas nas trevas e na densa escuridão.
04. Abrem entrada para minas longe da habitação dos homens; são esquecidos pelos que passam por cima; e, assim, longe de todos, dependurados em cordas, balançam de um lado para outro.
05. Da terra procede o alimento, mas embaixo ela é revolvida como que pelo fogo.
06. Nas suas pedras se encontra safira, e há pó que contém ouro.
07. Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e os olhos do falcão nunca a viram.
08. Feras majestosas nunca pisaram essa vereda, e nenhum leão passou por ali.
09. O homem estende a sua mão contra o rochedo e revolve os montes desde as suas raízes.
10. Abre canais nas pedras, e os seus olhos veem tudo o que há de mais precioso.
11. Tapa os veios de água, e nem uma gota sai deles; e traz à luz o que estava escondido.
12. Mas onde se achará a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento?
13. O ser humano não conhece o valor da sabedoria, e ela não se encontra na terra dos viventes.
14. O abismo diz: ‘Ela não está em mim.’ E o mar diz: ‘Não está comigo.’
15. Não se compra a sabedoria com ouro fino; ela também não pode ser paga com prata.
16. O seu valor não pode ser avaliado pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17. O ouro não se iguala a ela, nem o cristal; não se pode trocá-la por joias de ouro fino.
18. Ela faz esquecer o coral e o cristal; o preço da sabedoria é maior que o das pérolas.
19. O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro.
20. Mas de onde vem a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento?
21. Está encoberta aos olhos de todos os seres vivos, e oculta às aves do céu.
22. O abismo e a morte dizem: ‘Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.’
23. Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar.
24. Porque o seu olhar alcança as extremidades da terra; ele vê tudo o que há debaixo dos céus.
25. Quando Deus regulou o peso do vento e fixou a medida das águas;
26. quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,
27. então ele viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a examinou.
28. E disse ao ser humano: ‘Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e afastar-se do mal é o entendimento.’

            Bendito seja o Deus Triúno Onisciente!

O apóstolo Paulo, na carta que escreveu aos Romanos, demonstra a realidade de que todos os seres humanos nascem e vivem no pecado, e desta forma ofendem ao Eterno Criador. Paulo deixa evidente o fato de que haverá um “dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus”, irá “julgar os segredos das pessoas, de acordo com o … evangelho” (Romanos 2.16). O autor da carta aos Hebreus, depois de afirmar que “a palavra de Deus é viva e eficaz … e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração”, prossegue: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4.12, 13). Como nos apresentaremos diante de Deus, que conhece todos os segredos dos nossos corações?

Em seu Amor, Deus providenciou a vinda de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna, como lemos em João 3.16. Jesus, o perfeito e santo Filho de Deus, é “Aquele que não conheceu o pecado”, e que por Deus foi feito “pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5.21).

“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam, porque estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17.30-32).

Hoje é o dia da oportunidade. Apresente-se diante de Deus, não escondendo nada, arrependido de seus pecados, confiando somente em Jesus Cristo, que concede a todo que nEle crê, uma nova vida. “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Romanos 10.9). Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para ensinar os salvos a viver essa nova vida: “… o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinara a vocês todas as coisas …” (João 14.26). E então, pelo Espírito Santo, atenda à recomendação de Deus: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e afastar-se do mal é o entendimento”.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Esta série foi preparada em 1977 por Gilberto Celeti e Luiz Ricardo Monteiro da Cruz (este já está na presença do Senhor). Ela foi ministrada originalmente nas escolas públicas aos alunos do Ensino Médio. Com pequena revisão, estou postando agora na expectativa de que o SENHOR a use para bênção de muitos e para Sua glória!

Gilberto Celeti

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

ARREPENDIMENTO

Necessário é alcançar a consciência:
Ao juízo nós seremos conduzidos,
E o Juiz, que é Justo, em Sua onisciência,
Não tem como nos deixar absolvidos.

Por andar em nossa vil concupiscência
Ao pecado somos sempre atraídos.
A injustiça tem a nossa preferência
E com ela estamos sempre envolvidos.

Há um lago de terrível incandescência
Reservado aos que a Deus têm ofendido.
Ó desperte da profunda sonolência
Pra não ser, na morte eterna, sucumbido.

Veio Cristo e demonstrou Sua excelência,
Nunca foi nEle o pecado percebido;
E viveu na mais perfeita obediência,
Pra morrer por nós e pra nos ver remidos.

No Seu sangue há total suficiência,
Pra pagar nossos pecados, foi ferido.
Em Jesus há uma completa transferência
E por Ele fomos substituídos.

Há em Cristo gloriosa abrangência:
Da justiça dEle somos revestidos,
Alcançamos do Juiz real clemência,
E por Deus somos, assim, favorecidos.

Venha a Cristo, venha logo, com urgência,
Confessando seu pecado, arrependido.
Creia em Cristo e tenha a doce experiência:
De Deus Pai tornar-se um filho bem-querido.

Gilberto Celeti

Acesse esse estudo também pelo blog: https://gilbertoceleti.wordpress.com/2023/10/31/estudos-sobre-deus-11-deus-e-onisciente/ Deixe também lá o seu comentário. Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário